segunda-feira, 22 de junho de 2009

um pouco da história...

Termas do Gravatal é um vale que servia de aldeia aos índios Carijó. Normalmente os índios se intalavam onde havia água em abundância - é o caso desta região. Termas do Gravatal está localizado a 160 KM ao sul de Florianópolis e a 350 Km ao norte de Porto Alegre, num vale paradisíaco, cercado de montanhas onde prevalece a vegetação da Mata Atlântica.
Em 1842 João Martins de Souza, açoriano, estabeleceu-se na região com lavouras de mandioca e cana de açúcar. Criou o primeiro comércio com Laguna, que se fazia pelos caminhos rurais e pelo porto fluvial do "rio de águas mornas" que nascia em Gravatal desembocando no mar à altura de Laguna.
Em 1942 começou a pesquisa das propriedades terapêuticas da água mineral, e em 1957 começou a construção do primeiro hotel da região, a beneficiar-se das águas termo-minerais.
Em vista disto, o turismo que se desenvolveu na região tem como foco o aproveitamento das águas em tratamentos de saúde. Constatamos que a deficiência existente aí é a falta de uma orientação adequada nos procedimentos.
O EQUILÍBRIO NATURAL surgiu desta necessidade: unir o ócio do turismo com procedimentos que favorecem a cura física, emocional e psíquica.